NÚMEROS DA EDUCAÇÃO



A E.M. Pedro de Oliveira Brandão conta com alunos matriculados e freqüentes numa jornada escolar de 9 horas diárias, contando com 4 refeições, sendo café da manhã, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde, numa dieta balanceada e diferenciada, garantindo melhores condições para o aprendizado.

Quanto ao currículo convencional dentro da sala de aula, a escola oferece, pela manhã, aulas de todas as disciplinas do núcleo comum com material apostilado o que proporcionou uma otimização do tempo, possibilitando ao docente o trabalho com outros recursos que a própria escola possui. No período da tarde, são oferecidas oficinas culturais e atividades esportivas, com aulas de: caratê, capoeira, música, dança teatro, atletismo e artes visuais. Há também orientação aos estudos e à pesquisa em língua portuguesa e matemática, aulas de experiências matemáticas, inglês, hora da leitura, aulas de informática, saúde e qualidade de vida. Para que tudo isso aconteça os educandos entram às 7:30 da manhã e saem às 16h30. Esse projeto inovador na nossa cidade tem como objetivo fazer da escola pública municipal uma escola que faz a diferença.
A natureza fundamental dessa proposta é o acesso, permanência e sucesso de crianças e adolescentes nas escolas municipais e a melhoria da qualidade da aprendizagem. Esse aluno tem assistência integral em suas necessidades básicas e educacionais, melhorando o aprendizado escolar, aumentando a auto-estima e resgatando valores, reduzindo assim os índices de evasão, de repetência e de defasagem de ensino/aprendizagem, com um plano de ação peculiar da Unidade Escolar. 


A escola de tempo integral demonstra em primeiro lugar a exigência pela popularização da educação, no sentido de uma escola universal de qualidade que prepare o cidadão para a vida, com integração dos conhecimentos em abordagens interdisciplinares, transdisciplinares e transversais.

Conta também com alunos EJA, Educação de Jovens e Adultos, divididos em Termo I e II, que correspondente aos quatro anos iniciais do Ensino Fundamental oferecido em regime seriado.

Tem como objetivo implementar ações que culminem ao final de cada ano, em resultados concretos e positivos para a melhoria da qualidade do ensino ministrado nas classes de EJA.

Nesse sentido, está pautado nas vivências adquiridas ao longo do trabalho da gestão da equipe, enquanto profissionais da educação que têm como prioridade o aprendizado, elevar a auto-estima, erradicar os índices de retenção e evasão nesse nível de ensino.